domingo, 10 de junho de 2012

Marwel chega a 32 anos de pioneirismo em Imperatriz

Meninos do Marwel no CT do 50 BIS
No dia 6 de junho de 1980, o desportista, atleta, radiotécnico e técnico de futebol José Moreira da Silva fundou o Marwel Esporte Clube, a primeira escolinha de futebol de Imperatriz.
Na época, só tinha times de futebol e por três anos o Marwel deu aulas de civismo e futebol gratuitamente para, na maioria, crianças carentes que não tinham outras opções de lazer. Só que tinha um problema: a Pioneira treinava em terrenos baldios e sem segurança no bairro Bacuri. Mas, em 1984, o Marwel ganhou o direito de usar a estrutura do 50º BIS, com total segurança para os meninos treinarem.
Todos os comandantes que já passaram pelo 50º BIS deram total apoio para que o Marwel possa desenvolver o seu trabalho de revelação de craques e principalmente com o trabalho social que sempre desenvolveu.
O principal objetivo do Marwel é incentivar e defender os semelhantes, contribuindo com a sua formação, não só no futebol, como em outras profissões. Para isso, conta também com o apoio do poder judiciário, de médicos, vereadores, jornalistas, empresários e militares.
Durante esses 32 anos, a Escolinha do Marwel revelou vários jogadores que já passaram e que ainda se encontram em atividades em todo o Brasil. Para exemplificar, Alencar, Lamartine, Dennis e outros grandes jogadores. O mais atual é o goleiro Emanuel, titular do Cavalo de Aço.
O goleiro Emanuel, inclusive, mandou uma carta-depoimento para Moreira Silva dizendo: “Nas minhas vitórias, não tem como esquecer como tudo começou”. Emanuel também lembra o sufoco que o Imperatriz passou este ano em Barra do Corda. Contra tudo e contra todos, ele e os seus companheiros do Cavalo de Aço garantiram 0 a 0 e o time cavalino permaneceu na primeira divisão.
Emanuel lembrou também dos ensinamentos do Moreira Silva, que lhe disse em certa ocasião: “É na hora da decisão e dos obstáculos que você deve confinar em Deus, pois ele te protege”.
Como parte da comemoração dos 32 anos de fundação, hoje no 50º BIS, às 11 horas, haverá palestra do juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, diretor do Fórum, para os atletas do Marwel.
Pelo seu trabalho social, Moreira Silva recebeu o título de cidadão imperatrizense, fato ocorrido em 2000. Em 1995, já havia sido condecorado com o título de “Amigo do 50º BIS” e em 1996, desportista do ano.

Fonte: Jornal O Progresso

Um comentário: